Conservação da Natureza
Área Científica: Ciências do Ambiente
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 21 PL, 5 TC, 4 S, 20 OT
Objectivos/Competências adquiridas:
Pretende-se que os alunos adquiram bases conceptuais, éticas, cientificas e técnicas relativamente à conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Assim, os alunos deverão
- Conhecer: Princípios, estratégias e práticas de conservação da biodiversidade. Instrumentos legais de Conservação da Biodiversidade
- Interpretar: Casos de estudo relevantes bem como
- Efectuar a análise crítica dos mesmos
- Planear: a elaboração de um plano de gestão/acção com vista à conservação de espécies, comunidades, ecossistemas e paisagens.
|
Conteúdo da unidade curricular:
Biodiversidade e ética: escalas, padrões, relações funcionais, quantificação. Processos de criação e destruição de biodiversidade. Paradigmas da conservação. Princípios, estratégias e práticas de conservação da biodiversidade. Conservação da natureza em Portugal: história, organização, agentes e práticas. Instrumentos Jurídicos de conservação da natureza. Conservação de sistemas florestais: abordagens a escalas múltiplas. Integração da conservação no planeamento e gestão florestal. Gestão dos povoamentos florestais na perspectiva da conservação. Conservação e certificação da gestão sustentável.
|
Bibliografia recomendada:
Kohm, K.A. and J.F. Franklin (Eds). 1996. Creating a Forestry for the 21st Century: The Science of Ecosystem Management. Island Press, Washington, DC.
Groom, M.J. Meffe, G & Carroll, C. 2005. Principles of Conservation Biology, 3rd Edition Sinaurer
Hunter, M.L. Jr. 1996. Fundamentals of Conservation Biology. Blackwell Science, Cambridge.
Lindenmayer, D.B. & J. F. Franklin. 2003. Towards Forest Sustainability. Island Press, Washington, DC.
Lindenmayer, D.B. & J. F. Franklin. 2002. Conserving forest biodiversity: a comprehensive multiscaled approach. Island Press, Washington, DC.
Primack, R.B. 2001. Essentials of Conservation Biology. Sinauer Associates, Sunderland.
T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;
|