Segurança e Rastreabilidade
Área Científica: Engenharias e Técnicas Afins
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 4 OT
Objectivos/Competências adquiridas:
Adquirir conhecimentos e compreender os sistemas de rastreabilidade. Aplicar as técnicas e metodologias de rastreabilidade nos produtos alimentares de origem vegetal e animal. Compreender a natureza interdisciplinar da análise do risco (RA) toxicológico das substâncias com efeitos adversos na saúde e regulamentadas na EU. Obter, analisar e interpretar dados e parâmetros de toxicidade. Interpretar e utilizar, no contexto da Análise do Risco, os dados de hábitos e consumos alimentares das populações. Conhecer as diferentes etapas da avaliação do risco e as metodologias para o estabelecimento do LMRs em produtos fitofarmacêuticos e ULs em contaminantes. Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos e de trabalho em equipa.
|
Conteúdo da unidade curricular:
Rastreabilidade, conceitos e definições. Rastreabilidade como ferramenta em segurança alimentar. Sistemas de rastreabilidade no setor dos produtos alimentares de origem vegetal e animal (vinho, frutas, carne, ovos etc.). Vantagens e importância.
Análise do Risco Toxicológico e segurança alimentar. Metodologia e etapas na análise do risco na Europa.
Produtos fitofarmacêuticos: Avaliação do Risco e estabelecimento do LMR. Autorização de venda dos produtos para proteção das plantas na Europa. Monitorização dos resíduos de pesticidas e critérios de alerta no sistema RASFF.
Principais problemas de segurança na alimentação animal. Aditivos e outras substâncias usados na alimentação animal. Outros perigos de origem animal: zoonoses, toxinfeções, contaminações, antibióticos, hormonas. Medidas de higiene na produção primária, maneio, armazenamento e transporte de produtos de origem animal. Certificação de modos de produção primária de alimentos de origem vegetal e animal.
|