Dias Sustentáveis da Escola Superior Agrária de Bragança

Esta iniciativa irá decorrer nos próximos dias 11, 12 e 13 na Escola Superior Agrária de Bragança,  organizada pelo EcoESAB – Projecto de Gestão Ambiental da ESAB  em parceria com a Associação de Estudantes da ESAB, os Núcleos da Escola e Grupo Pé Verde e com a RESIN.
Este evento conta com várias actividades, nomeadamente a Campanha de Limpeza "Limpar o Mundo - Limpar o IPB", em que é de esperar a adesão e voluntariado de toda a comunidade escolar.
Dando continuidade ao tema de anos anteriores, segue-se o III Colóquio sobre Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior que tem por objectivo focar temas de bastante interesse quer para a escola quer para a comunidade escolar, permitindo uma ampla troca de experiências e resultados, contando com o seguinte programa:

• Apresentação do Projecto EcoESAB

• Projecto Ecocasa - QUERCUS - Eng.ª Ana Rita Antunes

• A gestão de RSN's no Nordeste Transmontano - Resíduos do Nordeste - Eng.ª Ana Carvalho

• Segurança num Laboratório Químico - Quimitécnica - Eng.ª Rosa Leitão

• Segurança Hospitalar - Infecção Nosocomial - Eng.º A. Faria Gomes

Para finalizar, irá decorrer uma visita as Quintas da Escola Superior Agrária de Bragança a qual vai dar a conhecer aos novos alunos e a toda a comunidade escolar as actividades realizadas nestas Instalações, muitas vezes afastadas do quotidiano do Campus de Santa Apolónia.
Ao longo dos três dias irá decorrer ainda, a Exposição Fotográfica “Campus do IPB”
Esta iniciativa integra múltiplas actividades que convidam à reflexão sobre a sustentabilidade das actividades desenvolvidas na ESAB, contando com um amplo envolvimento da comunidade escolar e, em particular, dos novos alunos da Instituição. Trata-se de uma iniciativa original e que de certo se repetirá em anos vindouros.

Dia Mundial do Ambiente

Planeta comemora 30º Dia Mundial do Ambiente

Definido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, o dia 5 de Junho é comemorado todos os anos em mais de cem países. A cidade chinesa de Shenzhen acolherá as comemorações do 30º Dia Mundial.

Para este ano, as Nações Unidas escolheram o tema "Dá uma oportunidade à Terra" ("Give Earth a Chance").

"O tema incita-nos a todos a contribuir para curar um planeta doente. Apesar dos esforços consideráveis e significantes, muitos dos problemas que afectaram a Terra durante o século XX ainda perduram. Mais do que nunca, precisamos de tomar as medidas necessárias para assegurar que o Ambiente permaneça no topo da agenda global", declarou Klaus Toepfer, director-executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA).

Um dia em que se fala muito de poluição, desflorestação e extinção, problemas traduzidos em números com muitos zeros e, por vezes, com poucas certezas, o PUBLICO.PT foi à procura dos relatórios mais recentes dos principais organismos que trabalham nas áreas da saúde, população, florestas, água, entre outras. Tudo para traçar a imagem do planeta que temos em 2002.

Assim, ficámos a saber que vivemos num planeta onde a população mundial quadriplicou no último século, onde existem 815 milhões de pessoas mal nutridas e mil milhões sem acesso a água potável e onde 25 por cento das mortes são causadas por problemas ambientais

Reunião da EcoESAB com os Núcleos

Irá decorrer na próxima quarta-feira, dia 20, pelas 14:30 horas, reunião do EcoESAB com os Núcleos dos vários cursos, pelas 14:30 horas.
Este encontro tem como objectivo estimular o debate e sugestões provenientes dos presentes membros, sobre questões ambientais, gestão ambiental na ESAB, entre outros.

VII Jornadas Ambientais

Programa dos Painéis

Dia 13 de Abril

1º Painel